Guia dos óculos de sol Ray-Ban Wayfarer
Os óculos de sol Ray-Ban Wayfarer evocam um estilo modesto e discreto com lentes escuras e armações de plástico. Eles protegeram os olhos de ídolos do cinema, estrelas do rock, políticos e meros mortais (você sabe, o resto de nós) por mais de 60 anos.
Usar Wayfarers diz ao mundo que você já viu de tudo e não tem nada a provar. Você está confortável com os clássicos. Ou você é somente cool de maneira geral.
Neste guia definitivo, mostraremos os fundamentos dos óculos de sol Wayfarer, por que você deve usá-los, sua aparência, sua história, como devem se ajustar ao seu rosto e muito mais.
Por que você deve escolher Wayfarers
Por que escolher óculos de sol Wayfarer quando você tem centenas de estilos para escolher? Para começar, pense no que eles não são.
Wayfarers não são atléticos. Eles não têm armações envolventes para esportes como golfe e corrida de bicicleta. Eles não são chamativos, grandes ou quadrados, por isso eles não chamam a atenção.
Wayfarers são estilosos. Sim, eles combinam bem com a maioria das roupas, tons de pele e formatos de rosto. Eles também sinalizam que você gosta de manter as coisas simples, mas sempre com estilo.
PRONTO PARA COMPRAR WAYFARERS? Encontre uma ótica perto de você.
Como eles parecem: Forma e função do Wayfarer
O Wayfarer é essencialmente o formato padrão de óculos de sol com armação de plástico. Ele tem uma barra horizontal que fica na parte superior do nariz, com aberturas de lentes arredondadas. Os cantos superiores da armação sobressaem um pouco. Eles são em sua maioria planos na frente e não se curvam nos contornos do rosto.
Os Wayfarers começaram como um modelo distinto de uma empresa específica (mais informações sobre isso abaixo), mas se tornaram tão populares que surgiram imitadores em todos os lugares.
Uma breve história do Wayfarer
Bausch+Lomb, um fabricante de óculos dos EUA, lançou a marca de óculos de sol Ray-Ban no final dos anos 1930. Um de seus designers inventou o Wayfarer com armações de plástico no início dos anos 1950.
Em meados daquela década, os Wayfarers começaram a aparecer nos rostos de artistas como James Dean no clássico filme “Rebelde sem causa”.
Logo, o Wayfarer se tornou a primeira variedade de óculos de sol a combinar estilo e funcionalidade. Todos os óculos de sol fazem a mesma coisa, mas o Wayfarer fez da escolha de óculos escuros uma declaração de consciência da moda.
Não demorou muito para que outras empresas de óculos lançassem suas próprias imitações do Wayfarer no mercado. O presidente dos EUA, John F. Kennedy, por exemplo, foi fotografado muitas vezes usando óculos de sol que compartilhavam o formato exclusivo do Wayfarer, mas eram feitos por outra empresa.
Os óculos de sol Wayfarer se tornaram uma grande parte da cultura pop americana na década de 1980, quando Ray-Ban pagou uma empresa de colocação de produtos para apresentar as armações em filmes e programas de TV populares. As vendas dispararam nos EUA, de menos de 20.000 armações em 1980 para mais de 1,5 milhão em 1987.
A Bausch+Lomb vendeu a marca Ray-Ban para a fabricante italiana de óculos Luxottica em 1989. Desde então, a Ray-Ban ajustou e remodelou o Wayfarer para se adequar ao gosto moderno, mas a Ray-Ban não mudou a missão essencial de estilo do Wayfarer.
O formato e cor do Wayfarer certos para você
Os Wayfarers ficam melhores se eles se ajustarem ao formato do seu rosto e complementarem os tons de sua pele, olhos e cabelo. O guia da All About Vision para formatos de rosto e tons de pele observa que os humanos têm sete formas faciais essenciais: oval, em forma de coração, oblongo, quadrado, diamante, redondo e triângulo de base para baixo.
A forma básica do Wayfarer é um retângulo horizontal. Ele é especialmente adequado para:
Rostos ovais, porque a armação ampla pode corresponder à largura geral do rosto.
Rostos redondos, porque as formas mais largas e quadradas formam um bom contraste com as dimensões circulares do rosto.
Faces quadradas, que ficam melhor com armações que têm mais largura do que profundidade.
Observe que os Wayfarers vêm em tantos tamanhos e formas atualmente que eles podem funcionar com praticamente qualquer formato facial. Tudo se resume a como eles parecem em seu rosto.
Os Wayfarers não devem parecer grandes demais ou desproporcionais, mas também não devem parecer muito estreitos. É tudo uma questão de encontrar o equilíbrio certo.
Você também pode querer combinar a cor da sua armação com o tom da sua pele, olhos e cabelo. Depende muito de seus tons serem quentes ou frios.
Tom frio - A pele tem tons rosados ou azuis. Os olhos são violeta azulados, quase pretos. O cabelo é ruivo, platinado, preto-azulado, branco, castanho avermelhado.
Tom quente - A pele é "pêssego e creme," amarelada, dourada quando bronzeada. Os olhos são castanhos, azuis, cinza-azulados. O cabelo é loiro dourado, preto acastanhado, marrom-dourado e "acinzentado."
Armações com tons frios - Preto, prata, rosa-marrom, azul-cinza, ameixa, magenta, rosa, jade, azul e casco de tartaruga semi-âmbar (mais escuro).
Armações com tons quentes - Camelo, cáqui, ouro, cobre, pêssego, laranja, coral, esbranquiçado, vermelho vivo, azul quente e casco de tartaruga claro.
Se você tem um entendimento sólido sobre o tom de seus olhos, cabelo e pele, tem uma chance melhor de encontrar uma estrutura Wayfarer que não conflita com eles.
Somente tenha em mente que cores brilhantes como branco, amarelo e verde se destacarão e chamarão a atenção para suas armações, o que pode anular o objetivo do estilo sutil do Wayfarer.
O preto básico, ao contrário, é neutro e combina com quase tudo.
Você deve comprar Wayfarers Ray-Ban genuínos?
A Ray-Ban trouxe os Wayfarers ao mundo e mantém o modelo em evidência até os dias atuais. Tenha em mente que esta é uma marca premium, bem construída de acordo com padrões exigentes. Sendo assim, genuínos Wayfarers Ray-Ban custam mais do que seus incontáveis imitadores no mundo de óculos de sol baratos.
Os genuínos Ray-Ban Wayfarers sempre têm dobradiças de metal e as letras “RB” gravadas em uma das lentes. Frequentemente, Wayfarers falsos não exibem esses detalhes.
Na verdade, sempre há o risco de comprar uma falsificação quando você quer o verdadeiro. A melhor maneira de assegurar que você está adquirindo Wayfarers Ray-Ban autênticos é comprar em um revendedor confiável (na loja ou on-line).
Claro, não há nada de errado em comprar óculos de sol no estilo Wayfarer de outro fabricante que melhor se adapte ao seu rosto, tons e orçamento. Você ainda pode declarar sua lealdade ao estilo cool e descontraído do Wayfarer.
Página publicada em terça-feira, 13 de julho de 2021