Lentes de contato esclerais para ceratocone: como elas podem ajudar
Se você já ouviu que não poderia usar lentes de contato por causa de uma córnea irregular ou outros problemas, você pode querer obter uma segunda opinião e perguntar ao seu oftalmologista sobre lentes de contato esclerais.
O que são lentes esclerais?
Lentes de contato esclerais são lentes de contato gás permeável de grande diâmetro especialmente desenhadas para passar sobre toda a superfície da córnea e descansar no "branco" do olho (esclera). Ao fazer isso, as lentes esclerais substituem funcionalmente a córnea irregular por uma superfície óptica perfeitamente lisa para corrigir problemas na visão causados por ceratocone e outras irregularidades da córnea.
Além disso, o espaço entre a córnea e a superfície posterior de uma lente escleral atua como um reservatório de fluido para fornecer conforto para pessoas com olho seco grave que de outra forma não poderiam tolerar o uso de lentes de contato.
Tipos de lentes de contato esclerais
As lentes de contato esclerais são visivelmente maiores do que as lentes de contato gás permeável padrão. Eles têm um diâmetro igual ou superior ao das lentes de contato gelatinosas.
As menores lentes de contato esclerais têm aproximadamente 14,5 mm de diâmetro e as maiores podem ter até 24 mm.
Normalmente, as lentes de 18 mm ou menores são subcategorizadas como miniesclerais.
A córnea humana média tem aproximadamente 11,8 milímetros de diâmetro, então mesmo as menores lentes de contato esclerais são desenhadas para cobrir toda a superfície da córnea.
Em comparação, a maioria das lentes de contato gás permeável convencionais têm 9,0 a 9,5 mm de diâmetro e cobrem somente 75% a 80% da córnea.
Outra categoria de lentes gás permeável preenche a lacuna de tamanho entre as lentes GP convencionais e os miniesclerais. Essas lentes, chamadas lentes corneoesclerais, geralmente têm aproximadamente 13 a 15 mm de diâmetro.
As lentes corneoesclerais costumam ser uma boa escolha para pessoas que precisam de lentes GP maiores do que o normal para obter maior conforto. Elas também são frequentemente usadas quando as lentes de contato são necessárias após LASIK ou outra cirurgia refrativa da córnea para corrigir astigmatismo irregular.
O tamanho das lentes esclerais mais adequado para você geralmente é determinado pelo grau de complexidade de sua doença ocular. As formas mais leves de ceratocone e astigmatismo irregular de enxertos de córnea e cirurgia refrativa costumam ser facilmente controladas com lentes esclerais na extremidade menor do espectro.
Lentes de contato esclerais e miniesclerais menores podem ser mais fáceis de aplicar, ser menos caras e requerer menos produtos de cuidados.
Condições mais complexas, inclusive ceratocone avançado, olhos patologicamente secos ou doenças graves da superfície ocular que podem requerer um grande reservatório de lágrima, muitas vezes são equipadas com lentes esclerais maiores, pois têm mais capacidade de reter fluido ou cobrir grandes alterações na curvatura da córnea.
Durante o seu exame e ajuste de lentes de contato, seu oftalmologista determinará o melhor tipo e tamanho de lente escleral para suas necessidades específicas.
Lentes de contatoesclerais para ceratocone
Muitos profissionais da saúde ocular recomendam lentes de contato esclerais para uma variedade de olhos difíceis de ajustar, inclusive olhos com ceratocone.
Em casos de ceratocone inicial, lentes de contato gás permeável padrão podem ser usadas. No entanto, se essas lentes não estiverem centralizadas corretamente em seus olhos, moverem-se excessivamente ao piscar ou causar desconforto, mudar para lentes de contato esclerais maiores pode resolver o problema.
Como as lentes esclerais são desenhadas para arquear a superfície da córnea e repousar sobre a superfície menos sensível da esclera, essas lentes geralmente são mais confortáveis para uma pessoa com ceratocone.
Além disso, as lentes esclerais são desenhadas para caber com pouco ou nenhum movimento das lentes durante piscadas, tornando-as mais estáveis nos olhos, em comparação com as lentes corneais gás permeável tradicionais.
Lentes de contato esclerais para outros problemas oculares
Além do ceratocone, as lentes de contato esclerais podem ser usadas para olhos que sofreram transplante de córnea, e para pessoas com olhos severamente secos causados por condições como síndrome de Sjogren, doença do enxerto contra hospedeiro (graft-versus-host disease, GVHD) e síndrome de Stevens-Johnson.
Os avanços na tecnologia de desenho de lentes estão permitindo que os fabricantes possam desenhar lentes esclerais que podem corrigir muito mais condições do que antes, inclusive lentes de contato esclerais bifocais para a correção da presbiopia.
Lentes de contato esclerais de efeito especial
Às vezes, os termos lentes esclerais ou lentes de esclera são usados para descrever lentes de contato com efeitos especiais que alteram dramaticamente a aparência dos olhos do usuário.
No entanto, a maioria das lentes de contato com efeitos especiais são lentes gelatinosas que têm pouca semelhança com as lentes de contato esclerais gás permeável, além de seu grande diâmetro para mascarar totalmente a córnea. Além disso, as lentes de contato macios de efeito especial geralmente são desenhados somente para fins cosméticos e não para correção da visão.
Custo da lente de contato escleral
As lentes de contato esclerais são feitas sob medida para cada usuário, portanto, o ajuste de lentes de contato esclerais requer mais experiência e mais tempo do que o ajuste de lentes de contato rígidas ou rígidas gás permeável padrão.
Frequentemente, mapas computadorizados da curvatura de toda a córnea são gerados para facilitar o encaixe da lente, e várias lentes de teste de diferentes tamanhos e curvaturas podem ser aplicadas ao olho durante o processo de encaixe.
Além disso, dependendo da complexidade do problema e de como o olho individual tolera a lente escleral, podem ser necessários ajustes dos parâmetros da lente, o que requererá a confecção e troca de lentes adicionais. Todo o processo de adaptação da lente escleral pode levar várias visitas para determinar a lente ideal para cada olho.
Embora muitos indivíduos que usam lentes esclerais tenham usado lentes gelatinosas ou GP corneais no passado, o processo de aplicação e remoção de lentes esclerais pode requerer alguma prática. O tempo adicional necessário para dominar isso, devido ao tamanho maior das lentes e ao reservatório de fluido sob as lentes, deve ser levado em consideração durante o processo de adaptação.
Por esses e outros motivos, as lentes de contato esclerais geralmente custam significativamente mais do que as lentes de contato padrão. Peça mais informações ao seu oftalmologista.
Página publicada em terça-feira, 13 de julho de 2021