Página principal Cuidado com a saúde dos olhos Exame oftalmológico

Exames oftalmológicos abrangentes: o que esperar

paciente durante um exame oftalmológico

Oftalmologistas usam uma grande variedade de testes e procedimentos para examinar seus olhos. Esses testes variam de procedimentos simples, como a leitura de um gráfico de olho, a testes complexos, como o uso de uma lente de alta potência para visualizar as estruturas minúsculas dentro dos seus olhos.

Um exame oftalmológico abrangente pode levar meia hora ou mais, dependendo do oftalmologista e do número e da complexidade dos testes necessários para avaliar completamente sua visão e a saúde dos seus olhos.

Aqui estão os testes de visão e de olhos que você provavelmente encontrará durante um exame oftalmológico abrangente:

Testes de acuidade visual

Entre os primeiros testes realizados em um exame oftalmológico abrangente estão os testes de acuidade visual, que medem a nitidez da sua visão.

Geralmente, são realizados usando um gráfico de olho projetado para medir sua acuidade visual à distância e um pequeno gráfico de acuidade portátil para medir sua visão de perto.

Teste de daltonismo

Um teste de triagem que verifica sua visão de cores geralmente é realizado no início de um exame oftalmológico abrangente para descartar daltonismo.

Além de detectar deficiências hereditárias da visão de cores, os testes de daltonismo também podem alertar o seu oftalmologista para possíveis problemas de saúde ocular que podem afetar sua visão colorida.

Teste de cobertura

Embora haja muitas maneiras de o seu oftalmologista verificar como seus olhos funcionam juntos, o teste de cobertura é o mais simples e mais comum.

Durante um teste de cobertura, o oftalmologista solicitará que você se concentre em um pequeno objeto do outro lado da sala e, em seguida, cubra os olhos alternadamente enquanto olha para o alvo. O teste é repetido para que você olhe para um objeto próximo.

Durante esses testes, seu oftalmologista avaliará se o olho descoberto deve se mover para captar o alvo de fixação, o que pode indicar estrabismo ou outro problema que pode causar fadiga ocular ou ambliopia ("olho preguiçoso").

Teste de motilidade ocular (movimentos oculares)

O teste de motilidade ocular é realizado para determinar o quão bem seus olhos podem seguir um objeto em movimento e/ou mover-se rapidamente e fixar com precisão dois alvos separados.

O teste de movimentos suaves dos olhos ("perseguições") é mais comum. O oftalmologista fará com que você mantenha a cabeça imóvel e pedirá que você siga o movimento lento de uma luz portátil ou outro alvo apenas com os olhos.

Se movimentos rápidos dos olhos ("movimentos sacádicos") também forem testados, o oftalmologista poderá fazer com que você mova os olhos para frente e para trás entre dois alvos posicionados a uma certa distância um do outro.

Problemas com os movimentos oculares podem causar fadiga ocular e afetar a capacidade de leitura, a visão para esportes e outras habilidades.

Teste de estereopsia (percepção de profundidade)

Estereopsia é o termo usado para descrever a interação entre os olhos que permite a percepção normal da profundidade e a apreciação da natureza tridimensional dos objetos.

Em um teste de estereopsia comumente usado, você utiliza um par de óculos "3D" e olha para um livreto de padrões de teste. Cada padrão possui quatro pequenos círculos, e sua tarefa é apontar qual círculo em cada padrão parece mais próximo a você do que os outros três círculos.

Se você conseguir identificar corretamente o círculo "mais próximo" em cada padrão, provavelmente terá excelentes habilidades de interação entre os olhos que deverão permitir uma percepção normal da profundidade.

Retinoscopia

Seu oftalmologista pode realizar esse teste no início do exame oftalmológico para obter uma aproximação da sua prescrição de óculos.

Na retinoscopia, as luzes da sala ficam esmaecidas e você será solicitado a focar um alvo grande (geralmente o grande "E" no gráfico de olho). Ao olhar para o "E", o seu oftalmologista acenderá uma luz nos seus olhos e lançará as lentes em uma máquina na frente dos seus olhos. Este teste estima as potências da lente que melhor corrigem sua visão à distância.

Com base na maneira como a luz reflete nos seus olhos, seu oftalmologista é capaz de estimar a potência dos óculos necessários para corrigir sua visão.

Este teste é especialmente útil para crianças e pacientes que não conseguem responder com precisão às perguntas do oftalmologista.

Refração

Este é o teste que o seu oftalmologista usa para determinar prescrição exata dos seus óculos.

Durante uma refração, o oftalmologista coloca o instrumento chamado foróptero na frente dos seus olhos e mostra uma série de opções de lentes. O oftalmologista perguntará qual das duas lentes em cada escolha parece mais clara.

Com base nas suas respostas, seu oftalmologista continuará ajustando a potência da lente até obter uma prescrição final dos óculos.

A refração determina o seu nível de hipermetropia (hiperopia ), miopia , astigmatismo e presbiopia.

Autorrefratores e aberrômetros

O oftalmologista também pode usar um autorrefrator ou aberrômetro para estimar automaticamente a prescrição dos seus óculos. Nos dois dispositivos, um apoio para o queixo estabiliza sua cabeça enquanto você olha para o instrumento em um ponto exato da luz ou em uma imagem detalhada.

Um autorrefrator, como uma refração manual, determina a potência da lente necessária para focalizar com precisão a luz na sua retina. Os autorrefratores são especialmente úteis para determinar uma prescrição de óculos para crianças pequenas e outros pacientes que podem ter problemas para ficar quietos, prestar atenção e fornecer feedback de que o oftalmologista precisa para executar uma refração manual precisa.

Estudos mostraram que os autorrefatores modernos são muito precisos. Eles também economizam tempo. A autorrefração leva apenas alguns segundos e os resultados reduzem bastante o tempo necessário para que o seu oftalmologista realize uma refração manual e determine sua prescrição de óculos.

Um aberrômetro usa tecnologia avançada de frente de onda para detectar até mesmo erros de visão obscuros, com base na maneira como a luz viaja através dos seus olhos.

Os aberrômetros são usados principalmente para procedimentos de correção de visão LASIK personalizados ou de frente de onda, mas muitos oftalmologistas agora estão incorporando essa tecnologia avançada em seus exames oftalmológicos de rotina.

Exame da lâmpada de fenda

Uma lâmpada de fenda é um microscópio binocular (ou "biomicroscópio") que o seu oftalmologista usa para examinar as estruturas do seu olho sob alta ampliação. Parece uma versão grande e vertical de um microscópio usado em um laboratório de ciências.

Durante o exame da lâmpada de fenda, você será solicitado a colocar a testa e o queixo com firmeza contra os apoios na parte frontal do instrumento e seu oftalmologista começará examinando as estruturas da frente dos olhos — incluindo pálpebras, córnea, conjuntiva, íris e lente.

Com a ajuda de uma lente portátil, o oftalmologista também pode usar a lâmpada de fenda para examinar estruturas localizadas mais atrás no olho, como a retina e o nervo óptico.

Uma ampla gama de condições e doenças oculares pode ser detectada com o exame da lâmpada de fenda, incluindo catarata, degeneração macular, úlceras de córnea e retinopatia diabética, etc.

"O teste do glaucoma"

O teste do glaucoma geralmente começa com a medição da pressão dentro dos seus olhos.

Um teste comum de glaucoma é a tonometria de sopro, tecnicamente conhecido como tonometria sem contato, ou NCT.

Para a NCT, o teste começa com a colocação do seu queixo no apoio da máquina. Enquanto você olha para uma luz dentro da máquina, o oftalmologista ou um assistente treinado sopra uma pequena explosão de ar em seu olho aberto. É completamente indolor, e o tonômetro não toca em seus olhos.

Com base na resistência do seu olho ao sopro de ar, a máquina calcula sua pressão intraocular (PIO). Se você tem pressão ocular alta, pode estar em risco ou ter glaucoma.

Outro tipo de teste do glaucoma é realizado com um instrumento chamado tonômetro de aplanação. A mais comum de várias versões deste instrumento é montada na lâmpada de fenda.

Para este teste, seu oftalmologista colocará colírios amarelos no seu olho, para entorpecê-lo. Seus olhos ficarão levemente pesados quando as gotas começarem a surtir efeito. Não se trata de um colírio dilatante — e sim um agente entorpecente combinado com um corante amarelo que brilha sob uma luz azul.

Em seguida, o oftalmologista fará com que você olhe diretamente para a lâmpada de fenda enquanto toca suavemente a superfície do seu olho com o tonômetro para medir sua PIO.

Como a NCT, a tonometria de aplanação é indolor e leva apenas alguns segundos. No máximo, você pode sentir a sonda do tonômetro fazendo cócegas nos seus cílios.

Você normalmente não tem sinais de glaucoma até já ter uma perda significativa da visão. Por esse motivo, exames oftalmológicos de rotina que incluem tonometria são essenciais para descartar sinais precoces de glaucoma e proteger sua visão.

Dilatação da pupila

Para obter uma melhor visão das estruturas internas do olho, seu oftalmologista instila gotas dilatadoras para aumentar suas pupilas. As gotas dilatadoras geralmente levam de 20 a 30 minutos para começar a surtir efeito.

Quando suas pupilas estiverem dilatadas, você ficará sensível à luz (porque mais luz entra em seu olho) e poderá notar dificuldade em focar objetos de perto. Esses efeitos podem durar até várias horas, dependendo da força da gota utilizada.

Depois que as gotas estiverem produzindo efeito, seu oftalmologista usará vários instrumentos para olhar dentro dos seus olhos. Você deve levar óculos de sol para o exame oftalmológico, a fim de minimizar o brilho e a sensibilidade à luz no caminho para casa. Se você esquecer de levar óculos de sol, a equipe normalmente fornecerá um par descartável.

A dilatação das pupilas é muito importante para pessoas com fatores de risco para doenças oculares, pois permite uma avaliação mais completa da saúde da parte interna dos olhos.

Teste de campo visual

Em alguns casos, o oftalmologista pode querer verificar a possível presença de pontos cegos (escotomas) na sua visão periférica ou "lateral", realizando um teste de campo visual. Esses tipos de pontos cegos podem se originar de doenças oculares, como o glaucoma.

A análise de pontos cegos também pode ajudar a identificar áreas específicas de danos cerebrais causados por um derrame ou tumor.

Outros exames oftalmológicos

Em alguns casos, além desses testes comuns realizados durante um exame oftalmológico abrangente, seu oftalmologista pode recomendar outros exames oftalmológicos mais especializados. Frequentemente, esses testes são realizados por outros profissionais de oftalmologia, como especialistas em retina, por encaminhamento.

Sobre os ajustes das lentes de contato

É importante entender que um exame oftalmológico abrangente geralmente não inclui um ajuste para lentes de contato e, portanto, você não receberá uma prescrição de lentes de contato ao final de um exame oftalmológico de rotina.

Há uma possível exceção: se você usa lentes de contato atualmente e as lentes foram ajustadas pelo mesmo oftalmologista que está realizando seu exame oftalmológico abrangente, ele pode emitir uma prescrição atualizada de lentes de contato ao final do exame oftalmológico.

Um exame de lentes de contato que inclui serviços de adaptação geralmente é realizado durante uma visita subsequente à clínica, quando suas pupilas não estão dilatadas. Seu exame de lentes de contato pode ser realizado pelo mesmo oftalmologista que realizou seu exame oftalmológico abrangente ou por outro profissional de oftalmologia (ECP).

Geralmente, é melhor fazer o exame oftalmológico e o exame das lentes de contato na mesma clínica.

Às vezes, se você realizar esses exames em locais diferentes, o ECP que realizar o ajuste das lentes de contato desejará repetir determinados testes já realizados no seu exame oftalmológico abrangente. Em parte, isso é feito por motivos de responsabilidade — para verificar a precisão da prescrição dos seus óculos e garantir que seus olhos estejam saudáveis o suficiente para usar lentes de contato.

Essa duplicação de esforço geralmente resultará em custos adicionais que você não teria se o seu exame oftalmológico e o exame de lentes de contato fossem realizados no mesmo local.

[Obs.: Embora uma prescrição de óculos não possa ser usada para comprar lentes de contato, a potência da prescrição dos óculos dá ao seu ECP um ponto de partida para determinar a potência das lentes de contato.

Se você precisar ou quiser ir a outro lugar para examinar as suas lentes de contato após fazer um exame oftalmológico abrangente, pergunte se você precisará pagar para repetir os testes já realizados durante o exame oftalmológico.

NÃO É HORA DE EXAMINAR SEUS OLHOS? Encontre um oftalmologista perto de você.

Find Eye Doctor

Agendar um exame

Encontre Oftalmologista