Uveíte, irite e inflamação ocular
Uveíte é a inflamação da camada média do globo ocular, composta da íris, corpo ciliar e coroide. Coletivamente, essas estruturas são chamadas de úvea.
A uveíte pode ter muitas causas, incluindo lesões oculares e doenças inflamatórias. A exposição a produtos químicos tóxicos, como pesticidas e ácidos utilizados nos processos de fabricação, também pode causar uveíte.
O tipo de uveíte que você possui é classificado por onde a inflamação ocorre na úvea:
Uveíte anterior é a inflamação da íris (irite) ou da íris e do corpo ciliar.
Uveíte intermediária é a inflamação do corpo ciliar.
Uveíte posterior é uma inflamação da coroide.
Uveíte difusa (também chamada de pan-uveíte) é uma inflamação de todas as áreas da úvea.
Muitos casos de uveíte são crônicos e podem produzir inúmeras complicações possíveis, incluindo turvação da córnea, catarata, pressão ocular elevada (PIO), glaucoma, inchaço da retina ou descolamento de retina. Essas complicações podem resultar em perda permanente da visão.
As estatísticas sobre a prevalência de uveíte variam em diferentes regiões do mundo. No entanto, os pesquisadores que analisaram 522 artigos internacionais sobre as causas e padrões da uveíte e 22 importantes análises epidemiológicas concluíram que ela afeta 52,4 a cada 100.000 pessoas.
Sintomas de uveíte
Os sintomas da uveíte anterior incluem:
As uveítes intermediárias e posteriores geralmente são indolores. Os sintomas desses tipos de uveíte incluem visão turva e moscas volantes, geralmente nos dois olhos. A maioria das pessoas que desenvolvem uveíte intermediária está na adolescência, ou tem entre 20 e 30 anos.
A uveíte difusa tem uma combinação de sintomas de todos os tipos de uveíte.
O que causa a uveíte?
A uveíte tem dezenas de causas, incluindo infecções virais, fúngicas e bacterianas. Em muitos casos a causa é desconhecida.
Seu oftalmologista geralmente pode identificar a causa da uveíte se houver um trauma no olho ou se você tiver um distúrbio sistêmico infeccioso ou imunológico.
Alguns dos muitos distúrbios que podem causar uveíte incluem:
espondilose anquilosante
herpes simples
herpes zóster
doença inflamatória intestinal
artrite reumatoide juvenil
leptospirose
lúpus
doença de lyme
esclerose múltipla
artrite psoriásica
sarcoidose
sífilis
toxocaríase
toxoplasmose
tuberculose
Além disso, o tabagismo foi identificado como um fator de risco para uveíte.
Tratamento de uveíte e irite
Se o seu oftalmologista determinar que você tem uveíte, ele provavelmente prescreverá um esteroide para reduzir a inflamação no seu olho.
A administração do esteroide como um colírio, pílula ou injeção depende do tipo de uveíte que você tem. Como a irite afeta a frente do olho, geralmente é tratada com colírio.
A uveíte posterior geralmente requer comprimidos ou injeções. Dependendo dos seus sintomas, qualquer um desses tratamentos pode ser usado para uveíte intermediária.
Esteroides e outros imunossupressores podem produzir muitos efeitos colaterais graves, como danos nos rins, excesso de açúcar no sangue, pressão alta, osteoporose e glaucoma.
Isso se aplica especialmente aos esteroides em forma de pílula, porque a dose deve ser relativamente alta para que o medicamento seja suficiente para chegar ao fundo do olho. Portanto, é importante seguir cuidadosamente as instruções de dosagem do seu médico e continuar visitando-o regularmente para monitorar o progresso do tratamento.
Se você tiver uveíte anterior, seu médico provavelmente prescreverá, além de esteroides, colírios dilatadores da pupila para reduzir a dor. Você também pode precisar de colírios para diminuir sua pressão intraocular se você desenvolver pressão ocular alta devido à uveíte.
Se você tem uma condição sistêmica conhecida que pode estar contribuindo para sua uveíte, seu médico também a tratará.
Se você sofre de sensibilidade à luz (fotofobia) causada por irite ou uveíte crônica, pergunte ao seu oftalmologista sobre lentes fotocrômicas. Essas lentes escurecem automaticamente quando expostas à luz do sol, reduzindo o desconforto causado pela fotofobia ao quando você estiver em um ambiente ao ar livre.
Página publicada em sexta-feira, 24 de julho de 2020