Envelhecimento dos olho: sinais de problemas oculares em idosos
Exames oftalmológicos regulares são a melhor maneira de evitar problemas de visão, mesmo quando você envelhece. Se você não faz um exame oftalmológico há mais de um ano, agende uma consulta com um oftalmologista perto de você.
Estar ciente de certos sinais de alerta também pode ajudá-lo a tomar as medidas apropriadas para manter a visão, principalmente se os sintomas ocorrerem repentinamente. Em muitos casos, como no descolamento da retina ou em um rápido desenvolvimento do glaucoma, é necessária uma intervenção imediata para evitar ou minimizar a perda permanente da visão.
Embora muitos problemas oculares possam ocorrer em qualquer idade, geralmente são mais comuns entre pessoas mais idosas. Infelizmente, o envelhecimento também aumenta o risco de certos tipos de problemas oculares que podem levar à cegueira.
10 sinais e sintomas de problemas oculares
Os seguintes sinais e sintomas podem indicar uma emergência médica ou uma condição urgente que pode causar perda significativa da visão ao longo do tempo. Na maioria dos casos, você deve consultar seu oftalmologista o mais rápido possível, se tiver:
1. Um aparecimento repentino de muitos manchas e moscas volantes no seu campo de visão.
Geralmente, as moscas volantes ocorrem devido a uma condição benigna relacionada à idade, chamada descolamento do vítreo. Isso ocorre quando o interior em forma de gel do olho se liquefaz e se separa da retina, o revestimento interno sensível à luz da parte de trás do olho.
Mas um aparecimento repentino de manchas e moscas volantes também pode ser causado por uma ruptura ou descolamento grave ou com risco de visão da retina. Se você de repente vir uma chuva de manchas e moscas volantes, consulte um oftalmologista imediatamente.
2. Uma sensação de que uma cortina escura se instalou em seu campo de visão.
Isso pode ser causado por um descolamento da retina, que ocorre quando a retina se separa da camada subjacente dos vasos sanguíneos nutritivos (coroide). Se a retina não for recolocada em poucas horas, a perda da visão pode ser permanente.
3. Dor ocular súbita, vermelhidão, náusea e vômito.
Esses sintomas podem sinalizar um ataque repentino (agudo) de glaucoma de ângulo estreito ou fechado, que pode danificar permanentemente o nervo óptico do olho. É necessário tratamento imediato para evitar a perda permanente da visão.
4. Visão dupla, imagens duplas ou imagens "fantasmas.
A visão dupla pode ser causada por muitas condições oculares. Em alguns casos, a visão dupla também pode sinalizar uma emergência de saúde subjacente, como um acidente vascular cerebral. Se você tiver um súbito aparecimento de visão dupla, consulte um oftalmologista imediatamente.
5. Repentino aparecimento de um ponto cego em um olho.
Se você tem mais de 60 anos, a sua chance de desenvolver um buraco macular na parte mais sensível da retina é maior. Como os buracos maculares podem piorar e causar perda permanente da visão, é importante consultar um oftalmologista imediatamente se notar uma área cinzenta ou um ponto cego ao visualizar objetos com um olho.
6. Um estreitamento do seu campo de visão.
Uma redução da sua capacidade de ver objetos fora do foco principal, nas laterais, pode ser um sinal de glaucoma. Sem intervenção, a perda periférica da visão pode continuar a piorar, levando à visão em túnel ou até cegueira.
7. Um ponto cinza, embaçado ou distorcido no centro do seu campo visual.
Esses sintomas podem ser causados pela degeneração macular (DMRI), uma das principais causas de cegueira entre pessoas idosas. No passado, não havia tratamento eficaz para a degeneração macular. Hoje, porém, novos tratamentos médicos às vezes podem interromper ou limitar a perda de visão relacionada à DMRI.
8. Má visão noturna, halos ao redor das luzes ou visão com cores menos vivas.
Essas mudanças na visão podem ocorrer devido a uma catarata. A catarata tende a piorar gradualmente ao longo do tempo e não é uma emergência médica. No entanto, como a lente natural do seu olho continua a opacificar com o envelhecimento, a sua visão continuará se deteriorando, a menos que você seja submetido a uma cirurgia de catarata que substitua o seu cristalino opacificado por uma lente intraocular (LIO) personalizada). Esperar demais por uma cirurgia de catarata pode aumentar as chances de haver complicações, como o glaucoma. Além disso, se a cirurgia de catarata for adiada por muito tempo, o cristalino opacificado pode endurecer, tornando a sua remoção mais difícil.
9. Visão turva e áreas cinzentas no seu campo visual.
Se você tem diabetes, esses problemas de visão podem ocorrer devido ao aparecimento de retinopatia diabética. Exames oftalmológicos regulares são essenciais para diabéticos, principalmente se você tiver mais de 60 anos. Ao avaliar a condição da sua retina, seu oftalmologista pode fornecer informações valiosas ao seu médico pessoal sobre o controle e a gravidade do seu diabetes.
10. Olhos vermelhos, "ásperos", irritados.
Esses sinais e sintomas são mais comuns devido à síndrome do olho seco. Olhos secos geralmente são mais um incômodo do que uma condição com risco de visão. Mas os sintomas podem ser graves, principalmente à medida que você envelhece e seu corpo produz menos lágrimas ou a química das suas lágrimas muda. Consulte seu oftalmologista para informações sobre remédios, que podem incluir colírios vendidos com ou sem receita.
Prevenção de problemas oculares relacionados à idade
É muito melhor prevenir problemas oculares relacionados à idade do que tentar minimizar o impacto na sua visão depois que eles aparecem.
Você pode reduzir o risco de desenvolver problemas oculares graves mais tarde na vida mantendo um estilo de vida saudável e fazendo exames oftalmológicos de rotina. Vitaminas para os olhos e uma boa nutrição também podem reduzir o risco de determinados problemas oculares. [Leia as nossas dicas para prevenir a perda de visão.]
Página publicada em segunda-feira, 20 de julho de 2020