Aplicando colírio: Um guia sobre como usar colírio
Colírios são usados para tratar uma grande variedade de problemas — incluindo glaucoma, infecções oculares, alergias e olhos secos.
Em alguns casos, aplicar o colírio adequadamente é essencial para preservar sua visão e proteger seus olhos.
Caso você precise de uma gota por dia ou 10, há uma forma correta e uma errada de pingar o colírio em seus olhos.
Seu oftalmologista ou farmacêutico podem lhe dar instruções específicas para a receita de colírio que você precisa. Mas, na maioria dos casos, a técnica adequada para aplicar colírios é a mesma caso você esteja usando uma fórmula controlada ou uma vendida sem a exigência de uma receita.
Não aprender como aplicar colírios corretamente em seus olhos pode não apenas anular o objetivo de usá-los, mas também pode sair caro. Cada vez que você erra o olho e precisa usar mais gotas do que deveria, isso lhe custará dinheiro — possivelmente muito dinheiro em caso de alguns colírios vendidos sob receita.
Aplicando colírios: Passo a passo
Lave suas mãos com água e sabão; em seguida, seque-as com uma toalha limpa.
Pode usar colírio com lentes de contato? Não. Se você estiver usando lentes de contato, remova-as. A única exceção é se você estiver usando um colírio formulado especificamente para re-umedecer suas lentes ou se você for instruído a usar o colírio dessa forma.
Retire a tampa do conta-gotas e olhe atentamente para a ponta para garantir que não esteja rachada ou danificada de outra forma. Não toque na ponta.
Deite ou incline a cabeça para trás e olhe para cima. Foque em um ponto no teto, mantendo o olho bem aberto.
Coloque um ou dois dedos no rosto, a aproximadamente 2,5 cm abaixo do olho; puxe para baixo cuidadosamente para formar um espaço entre sua pálpebra inferior e seu globo ocular.
Use sua outra mão para segurar o frasco do colírio, direcionando a ponta para baixo. Apoiar a mão na testa pode ajudar a mantê-la firme.
Segure o frasco próximo ao olho (cerca de 2,5 cm de distância). Tome cuidado para não deixar o conta-gotas encostar no olho ou nos cílios, pois isso pode introduzir bactérias e outros organismos no colírio dentro do frasco.
Aperte levemente para pingar uma gota dentro da pálpebra inferior.
Retire as mãos do rosto, feche os olhos cuidadosamente e incline a cabeça para baixo por alguns segundos. Tente não piscar, pois isso pode fazer com que parte do colírio escorra antes que seja absorvido.
Para manter o máximo possível do colírio no olho, aperte levemente o canto interior da pálpebra, próximo ao nariz. Assim você permitirá que o colírio permaneça na superfície do olho por mais tempo. (Isso também ajudará a reduzir o gosto estranho na boca depois de aplicar determinados colírios.)
Use um lenço limpo para absorver e limpar qualquer gota que respingue fora do olho, caindo nas pálpebras e no rosto.
Se você estiver usando colírio nos dois olhos, repita esse procedimento no segundo olho.
Recoloque a tampa do frasco e a enrosque. Nunca limpe a ponta do conta-gotas com nada, pois isso pode contaminar o colírio.
Lave as mãos para limpar qualquer resquício do colírio.
Caso você precise usar mais de um colírio
Às vezes, mais de um tipo de colírio medicamentoso pode ser receitado.
Se você aplicar os colírios muito rapidamente, em sucessão, eles podem escorrer e não serem absorvidos adequadamente, reduzindo o efeito terapêutico.
Se você precisar colocar um segundo colírio no mesmo olho, espere pelo menos cinco minutos. Isso dará tempo para o primeiro colírio ser totalmente absorvido e criar mais espaço para o segundo.
Se você usa um colírio medicamentoso e um colírio lubrificante no mesmo olho, muitos médicos (clínicos gerais) preferem que você comece com o colírio vendido sob receita primeiro e aplique as lágrimas artificiais cerca de 10 minutos depois.
Pratique com lágrimas artificiais
Um pouco de prática pode ajudá-lo a dominar a tarefa de aplicar colírios.
Compre uma embalagem de lágrimas artificiais sem conservantes para usar como prática. O uso de uma fórmula sem conservantes elimina o risco de você ser alérgico a conservantes encontrados em muitas lágrimas artificiais.
Além disso, escolha um produto fórmula para olhos ligeiramente secos — esses colírios não são tão espessos quanto aqueles feitos para níveis moderados ou graves de ressecamento dos olhos, o que pode embaçar sua visão temporariamente.
Peça a um amigo para instruí-lo enquanto você estiver praticando. Em particular, peça para que ele ou ela o ajude a posicionar o aplicador na distância e local correto sobre seu olho, para que as gotas caiam diretamente sobre a superfície de seu olho ou no espaço entre seu olho e sua pálpebra inferior.
Em menos tempo do que você imagina, você se tornará um craque em aplicar colírios.
Além disso, é uma boa ideia manter um estoque de lágrimas artificiais sem conservantes por perto. Esses colírios podem ajudá-lo a aliviar o desconforto associado ao cansaço visual devido ao trabalho em computador e, em outras ocasiões, podem aliviar quando seus olhos estiverem secos ou cansados.
Página publicada em terça-feira, 29 de outubro de 2019