Problemas de visão de crianças em idade escolar
A visão do seu filho é essencial para o sucesso dele na escola. Quando há um problema da visão, é provável que a qualidade do trabalho escolar caia.
Problemas de visão são comuns entre crianças em idade escolar. Segundo alguns estudos, uma em cada quatro crianças em idade escolar tem problemas de visão que, se não forem tratados, podem afetar a capacidade de aprendizagem, a personalidade e a adaptação na escola.
Crianças em idade escolar também passam muito tempo em atividades recreativas que exigem boa visão. A prática de esportes depois da escola ou uma simples brincadeira no quintal não são tão divertidas se você não consegue ver bem.
Sinais de alerta de problemas de visão em crianças
Erros de refração são a causa mais comum de problemas de visão em crianças em idade escolar. Os pais, assim como os professores, devem estar cientes desses 10 sinais de que a visão de uma criança precisa de correção:
Ela sistematicamente sentar-se muito próxima à TV ou segurar um livro muito perto
Perder-se ao ler ou usar o dedo para guiar os olhos ao ler
Olhar com os olhos semicerrados ou inclinar a cabeça para ver melhor
Comichão frequente nos olhos
Sensibilidade à luz e / ou lacrimejamento excessivo
Fechar um olho para ler, assistir TV ou ver melhor
Evitar atividades que exijam visão de perto, como leitura ou lição de casa, ou visão de longe, como participar de esportes ou outras atividades recreativas
Queixa de dores de cabeça ou olhos cansados
Evitar usar um computador, porque "fere os olhos"
Receber resultados mais baixos do que o habitual
Agende uma consulta com um oftalmologista se a criança em idade pré-escolar exibir algum desses sinais. Uma visita a um profissional de saúde ocular pode revelar que seu filho tem miopia , hipermetropia ou astigmatismo. Esses erros de refração comuns são facilmente corrigidos com óculos ou lentes de contato.
NÃO DEIXE UMA VISÃO DEFICIENTE AFETAR A VIDA DE SEU FILHO: Encontre um oftalmologista perto de você e agende uma consulta.
Dificuldades de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem (DA) são outra preocupação das crianças em idade escolar. Segundo a American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, os distúrbios de aprendizagem afetam pelo menos 1 em cada 10 crianças em idade escolar.
As dificuldades de aprendizagem são distúrbios psicológicos que afetam a aprendizagem, e não problemas de visão. Mas problemas de visão relacionados à aprendizagem às vezes podem coexistir com a DA ou ser associados a dificuldades de aprendizagem.
De fato, um estudo recente realizado por pesquisadores da Clínica Mayo descobriu que crianças com problemas de visão binocular (exotropia intermitente e insuficiência de convergência) eram significativamente mais propensas a serem diagnosticadas com distúrbios de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) do que crianças com alinhamento de visão normal.
Se seu filho frequentemente inverte as letras enquanto lê ou escreve, apresenta uma caligrafia ruim, não gosta ou tem dificuldade em ler, escrever ou numerar, sempre confunde a esquerda com a direita ou vice-versa, não consegue se expressar verbalmente ou se comporta de maneira inadequada em situações sociais, procure ajuda.
Uma abordagem multidisciplinar geralmente é a melhor maneira de encontrar a causa dos problemas de aprendizagem. Uma consulta com o professor do seu filho deve ser o primeiro passo. Mas também é aconselhável consultar um oftalmologista especializado em exames oftalmológicos para crianças e seu pediatra para obter informações adicionais e possível encaminhamento a especialistas.
LEIA A SEGUINTE: Problemas oculares e de visão em crianças em idade pré-escolar
Exames oftalmológicos: com que frequência?
De acordo com o College of Optometrists no Reino Unido, crianças em idade escolar precisam ser examinadas todos os anos se não tiverem problemas de visão. Caso tenham menos de 7 anos e uma anomalia da visão binocular ou erro de refração corrigido ou, tenham entre 7 a 15 anos e uma anomalia da visão binocular ou com miopia em rápido progresso, devem fazer um exame ocular a cada 6 meses.
Exames oftalmológicos frequentes são importantes porque, durante os anos escolares, a prescrição de óculos do seu filho pode mudar com frequência.
O oftalmologista também garantirá que seu filho tenha as habilidades visuais necessárias para ter sucesso na escola e nos esportes, como uma interação dos dois olhos precisa e confortável, visão periférica, facilidade de foco de distância e coordenação olho-mão.
O problema com triagens visuais
Lembre-se de que uma triagem visual realizada pelo seu pediatra ou pela enfermeira da escola não é um exame oftalmológico abrangente. Essas triagens são projetadas para alertar os pais sobre a possibilidade de um problema visual, mas não substituem uma visita a um oftalmologista.
Triagens visuais são úteis, mas podem ter sérios problemas de visão que o seu oftalmologista detectaria. Uma criança que pode ver a linha 20/20 (6/6) em um gráfico de acuidade visual ainda pode ter problemas de visão, e as habilidades visuais necessárias para ler e aprender são muito mais complexas do que identificar letras em um gráfico de parede.
Além disso, crianças que não apresentam um bom resultado nas triagens visuais frequentemente não recebem os cuidados de que precisam. Dois estudos publicados pela American Academy of Ophthalmology descobriram que 40 a 67% das crianças que não apresentam bons resultados na triagem visual não recebem os cuidados de acompanhamento recomendados por um oftalmologista.
Uma razão para essa falta de conformidade é a falta de comunicação com os pais, que podem ou não estar presentes na triagem. Um estudo constatou que dois meses depois, 50% dos pais desconheciam que seu filho havia falhado na triagem visual. A melhor maneira de garantir que seu filho tenha as habilidades visuais de que precisa para se destacar dentro e fora da sala de aula é agendar exames oftalmológicos de rotina com um oftalmologista especializado em visão infantil.
LEIA A SEGUINTE: Tempo de tela demais é ruim para as crianças?
Página publicada em sexta-feira, 24 de julho de 2020