Como você sabe se um bebê recém-nascido precisa de óculos?
Os bebês devem conseguir fixar ("mirar" os olhos) um objeto logo após o nascimento e seguir um objeto em movimento aos 3 meses de idade.
Você pode usar um brinquedo ou objeto de cor brilhante para determinar se seu bebê alcançou esses marcos iniciais.
Bebês devem poder ver tão bem quanto adultos, em termos de capacidade de foco, visão de cores e percepção de profundidade aos 6 meses de idade. Isso é um pouco mais difícil de discernir em casa.
Seu oftalmologista provavelmente realizará alguns testes simples que não exigem a leitura de um gráfico de olho.
Por exemplo, testes de respostas da pupila avaliam se a pupila se contrai adequadamente (diminui) e dilata (cresce) na presença e ausência de luz. O teste de "fixar e seguir" determina se os olhos do seu bebê conseguem fixar um objeto e segui-lo enquanto se move.
Outro teste importante para determinar se seu bebê pode ter um problema de visão é chamado teste do olhar preferencial. Isso envolve o uso de cartões (Cartões de Teller) em branco de um lado e faixas (listras) do outro lado (cada cartão possui faixas de largura e/ou contraste diferentes) para atrair o olhar de uma criança para as faixas.
Atraves desses cartões, o seu oftalmologista pode medir a acuidade visual do bebê sem precisar de resposta verbal.
Para saber se seu bebê tem um problema de visão e necessita de óculos, agende um exame oftalmológico para seu filho aos seis meses de idade ou antes se tiver ou suspeitar de algum problema ocular.
LEIA A SEGUINTE: Seu bebê: cronologia do desenvolvimento da visão infantil
Página publicada em quinta-feira, 23 de julho de 2020