Quanto tempo dura a conjuntivite?
O tempo de duração da conjuntivite depende da sua causa. Os sintomas comuns podem durar alguns dias a algumas semanas.
Muitos tipos de conjuntivite são contagiosos, mas somente após o surgimento dos sintomas.
Aparentemente, as pessoas não transmitem durante a incubação da conjuntivite — o período de dias entre a exposição e o início dos sintomas, que pode ser em torno de 3 dias.
Se sua conjuntivite é causada por infecção viral e não houver nenhuma outra complicação, seus olhos devem melhorar dentro de 3 a 5 dias, podendo chegar a duas semanas.
O olho cor-de-rosa também pode ser causado por conjuntivite bacteriana, que — mesmo com tratamento com colírio antibiótico prescrito — em alguns casos pode durar até um mês ou mais. No entanto, para esse tipo de conjuntivite, as pessoas não devem mais transmitir 24 horas após o início do tratamento com antibióticos.
Quanto tempo dura a conjuntivite nos seus diferentes tipos?
Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.
É possível que você precise de colírios que contenham anti inflamatórios ou anti histamínicos para reduzir a irritação e o inchaço, às vezes por uma ou duas semanas. De maneira geral, você deixa de transmitir quando a aparência melhora e o desconforto desaparece.
Se a infecção ocular não se deve a causas virais ou bacterianas, você pode ter conjuntivite alérgica.
Nesse caso, a conjuntivite causada por reações alérgicas ao pólen, poeira e pelos de animais pode durar indefinidamente, especialmente dependendo da época do ano e da exposição a esses agentes.
É provável que a conjuntivite alérgica desapareça espontaneamente, caso você remova ou evite a causa da reação.
Enquanto isso, considere usar colírios contendo anti histamínicos para aliviar os sintomas da reação alérgica. Colírios para alergias devem ser usados sob prescrição do seu oftalmologista.
Em caso de dúvida sobre o que está causando a conjuntivite, sempre consulte seu oftalmologista.
Página publicada em segunda-feira, 21 de outubro de 2019