Dispositivos digitais, crianças e visão saudável
Crianças e tecnologia são praticamente inseparáveis atualmente. Seja para fins educacionais ou apenas para diversão, as crianças passam boa parte do dia "hipnotizados pela tela" — olhando para as telas de LED de computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos digitais.
De acordo com a Common Sense Media, crianças menores de 8 anos agora passam mais de duas horas por dia com assistindo a conteúdos exibidos numa tela. Para crianças de 8 a 10 anos, o tempo olhando para telas triplica para seis horas por dia. E não é incomum que crianças na escola primária e secundária passem até nove horas por dia observando telas digitais.
Se você está se perguntando se todo esse tempo olhando para telas pode causar problemas aos olhos e à visão do seu filho, a resposta curta é: "Sim, pode."
Riscos associados a muito tempo de tela
As crianças que passam várias horas olhando para dispositivos digitais correm o risco de desenvolver os seguintes problemas relacionados à visão:
Síndrome da visão de computador
A Síndrome da visão de computador — também chamada de fadiga ocular digital — é uma condição causada pelo estresse visual causado pelo tempo de exposição prolongado às telas.
A fadiga ocular digital tem uma combinação de sintomas, incluindo: visão flutuante, olhos cansados, olhos secos, dor de cabeça e fadiga. Outros sintomas não visuais da SVC incluem dores no pescoço, costas e ombros.
Postura inadequada
Ao usar um computador ou dispositivo digital por períodos prolongados, é comum começar a se inclinar para dentro, contornar as costas e os ombros, inclinar a cabeça para trás e projetar o queixo para frente. Essa postura antinatural (e não saudável), leva a muitos dos sintomas não visuais da síndrome da visão de computador.
Míope
Os pesquisadores da visão acreditam que o aumento do tempo de tela entre as crianças é um fator de risco significativo para o desenvolvimento e progressão da visão míope (uma condição chamada miopia). A prevalência da miopia cresceu significativamente nas últimas décadas e essa tendência coincide com o aumento do uso de computadores e dispositivos digitais por crianças.
Maior exposição à luz azul
A luz visível de alta energia chamada luz azul é emitida pelas telas de LED de computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos digitais.
Embora a fonte mais significativa de exposição à luz azul seja a luz solar natural, muitos pesquisadores e médicos oftalmologistas estão preocupados com o fato de que a exposição adicional à luz azul originada de computadores e dispositivos digitais possa aumentar o risco de uma pessoa sofrer de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular relacionada à idade avançada.
O que fazer
Não é realista pensar que as crianças vão parar de usar a tecnologia moderna. Mas existem algumas coisas fáceis que você pode fazer para diminuir o risco de problemas oculares e visuais do seu filho devido ao uso prolongado de computadores e dispositivos digitais:
Incentive pausas frequentes das telas
Uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o risco de cansaço visual digital de seu filho é fazê-lo seguir a regra "20-20-20": a cada 20 minutos, tire os olhos da tela e observe algo que esteja a pelo menos 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos.
Essa tarefa simples relaxa os músculos de foco e alinhamento dos olhos, reduzindo o risco de muitos dos sintomas de fadiga ocular digital.
A regra 20-20-20 também pode diminuir o risco de progressão da miopia. Algumas pesquisas sugerem que a fadiga de foco pode estar associada ao aparecimento e à piora da miopia. Fazer pausas frequentes ao olhar para as telas digitais ajuda a reduzir esse cansaço.
Incentive a correção da postura e alongamento
O tempo necessário para seguir a regra 20-20-20 também é um bom momento para sentar e alinhar a cabeça, o pescoço e os ombros. Mover a cabeça lentamente para a direita e esquerda e para cima e para baixo pode aliviar os músculos tensos e reduzir a fadiga.
Se possível, levantar-se para caminhar e alongar o corpo inteiro também é uma boa ideia para reduzir o risco de sintomas não visuais da síndrome da visão de computador.
VER ASSUNTO RELACIONADO: Leia mais sobre ergonomia no uso do computador.
Proteja os olhos da luz azul nociva
Atualmente, ninguém sabe ao certo como a exposição adicional à luz azul-violeta emitida por telas de computador e dispositivos digitais pode prejudicar os olhos de uma criança ao longo do tempo. Os pesquisadores podem levar décadas para resolver isso.
Enquanto isso, é prudente proteger os olhos do seu filho da luz azul-violeta originada tanto da luz solar quanto dos dispositivos digitais.
No exterior, os óculos de sol polarizados oferecem a melhor proteção contra o brilho e a luz azul, bloqueando cerca de 90% ou mais da luz azul-violeta nociva do sol.
Para uso em ambientes internos e externos, lentes fotossensíveis como as lentes Transitions, são uma excelente opção.
Para uso em ambientes internos, as lentes de óculos com proteção contra a luz azul integrada ao material da lente são uma boa opção.
Esteja ciente de que diferentes empresas fabricantes de lentes para óculos podem medir as propriedades de filtragem da luz azul de maneira diferente e as lentes com os filtros de luz azul mais eficazes têm uma tonalidade que afetará a aparência dessas lentes.
Finalmente, certos antirreflexos podem ajudar as lentes para óculos a filtrar a luz azul.
Estabeleça horários "sem telas"
É uma ótima ideia estabelecer horários livres das telas todos os dias para interromper a fixação do seu filho em dispositivos digitais, reduzir a fadiga ocular e limitar a exposição à luz azul. Use esse tempo para estreitar os laços familiares.
Agende exames oftalmológicos anualmente
Por fim, agende um exame oftalmológico completo para seus filhos antes do início de cada ano escolar.
Além de garantir que os olhos do seu filho estejam bem e saudáveis, o médico oftalmologista pode realizar testes especiais e dar sugestões específicas em lentes para óculos com o objetivo de reduzir o risco e os sintomas de fadiga ocular no computador.
Crianças e tecnologia são o futuro. Tomar essas medidas simples pode ajudar bastante a manter a visão do seu filho nítida e confortável nos próximos anos.
LEIA A SEGUINTE: Um guia para escolher óculos infantis e armações para óculos infantis
Página publicada em segunda-feira, 14 de outubro de 2019