Como ler sua receita de óculos e saber qual é seu grau
Você acabou de realizar um exame oftalmológico e seu médico oftalmologista lhe prescreveu uma receita de óculos.
Ele ou ela provavelmente mencionou que você é míope, hipermetrope, ou, talvez, que você tenha astigmatismo.
Mas o que todos esses números significam em sua prescrição de óculos? E esses termos abreviados, como OD, OE, ESF e CIL?
Este artigo o ajudará a decifrar todas as partes de sua receita e discutir de maneira informal com um oculista quando você estiver comprando os óculos.
Como ler a prescrição de óculos e saber meu grau?
O que OD e OE significam?
O primeiro passo para entender sua prescrição de óculos e saber qual é o seu grau, é conhecer o que “OD” e “OS” significam. São abreviações para olho direito e olho esquerdo, que são expressões para olho direito e olho esquerdo.
Sua prescrição de óculos também pode apresentar uma coluna intitulada “AO” que é a abreviação para a expressão ambos os olhos.
Apesar do uso dessas expressões abreviadas ser tradicional para receitas para óculos, lentes de contato e medicamentos para os olhos, a maioria dos médicos oftalmologistas usa OD (olho direito) e OE (olho esquerdo).
Outros termos em sua prescrição de óculos
Sua prescrição também contém outros termos e abreviações. Incluindo:
Esférico (ESF). Indica o valor da potência da lente, medida em dioptrias (D), prescrita para corrigir miopia ou hipermetropia. Se o número constante abaixo dessa sigla apresentar um sinal de menos (–), você é míope; se o número apresentar um sinal de mais (+) ou não for precedido por um sinal de mais ou sinal de menos, você é hipermetrope.
O termo esférico” significa que a correção para miopia ou hipermetropia é “esférica” ou igual em todos os meridianos do olho.
Cilíndrico (CIL). Indica o valor da potência da lente para astigmatismo. Se nada constar nessa coluna, você não tem Astigmatismo.
O termo “cilíndrico” significa que a potência dessa lente adicionada para corrigir o astigmatismo não é esférica, mas, ao invés disso, é desenhada para que um meridiano não tenha curvatura adicionada, e o meridiano perpendicular a esse “meridiano sem potência adicionada” contenha a potência e curvatura de lente máximas para corrigir o astigmatismo.
O número na coluna cilíndrico pode ser precedido por um sinal de menos (para a correção de astigmatismo míope) ou um sinal de mais (para astigmatismo hipermetrópico). A potência cilíndrica sempre segue a potência esférica em uma prescrição de óculos.
Eixo. Descreve o meridiano da lente que não contém potência cilíndrica para corrigir o astigmatismo. O eixo é definido com um número de 1 a 180. O número 90 corresponde ao meridiano vertical do olho, e o número 180 corresponde ao meridiano horizontal. Se uma receita de óculos inclui potência cilíndrica, ela deve incluir também um valor de eixo, que segue a potência cilíndrica e é precedido por um “x”quando é escrito à mão. O eixo é o meridiano da lente que fica a 90 graus do meridiano que contém a potência cilíndrica.
Ad é a potência de aumento adicionada à parte inferior de lentes multifocais para corrigir presbiopia. O número que consta nessa seção da receita é sempre uma potência “positiva”, mesmo que não seja precedida por um sinal de mais. Em geral, ele variará de +0,75 a +3,00 D e será a mesma potência para os dois olhos.
Prisma. É o valor da potência prismática, medida em dioptrias prismáticas (“d.p.” ou um triângulo sobrescrito quando escrito à mão), prescrita para compensar problemas de alinhamento do olho. Apenas uma pequena porcentagem de receitas para óculos inclui prisma.
Quando presente, o valor prismático é indicado em unidades métricas ou fracionais (0,5 ou ½, por exemplo), e a direção do prisma é indicada anotando a posição relativa de sua “base”ou borda mais espessa. Quatro abreviações são usadas para a direção do prisma: BS = base superior; BI = base inferior; BN = base nasal; BT = base temporal.
Potência esférica, potência cilíndrica e potência adicional sempre aparecem em dioptrias. São expressas em forma decimal e geralmente escritas em acréscimos de quarto de dioptria (0,25 D). Valores de eixo são números inteiros de 1 a 180 e significam apenas a localização meridional, não uma potência. Quando dioptrias prismáticas são indicadas de forma decimal, normalmente apenas um algarismo aparece depois da vírgula decimal (p.ex., 0,5).
Seu oftalmologista também pode anotar recomendações específicas da lente em sua prescrição dos óculos — como revestimento antirreflexo lentes fotocrômicas e/ou lentes progressivas — para fornecer a correção visual mais confortável possível.
Exemplo de receita de óculos
Está confuso? Vamos usar um exemplo para esclarecer as coisas. (Trocadilho intencional.)
Esta é uma amostra de receita para óculos:
OD -2,00 ESF +2,00 ad 0,5 d.p. BI
OE -1,00 -0,50 x 180 +2,00 ad 0,5 d.p. BS
Nesse caso, o médico oftalmologista prescreveu -2,00 D esférico para a correção de miopia no olho direito (OD). Não há correção de astigmatismo nesse olho, então nenhuma potência cilíndrica ou eixo foram anotados. O oftalmologista optou por incluir “ESF”para confirmar que receitou apenas potência esférica para o olho direito. (Alguns médicos incluirão “DE” para “dioptrias esféricas”, outros deixarão essa área em branco.)
A receita para o olho esquerdo (OE) é de -1,00 D esférica para miopia, mais -0,50 D cilíndrica para a correção de astigmatismo. A potência cilíndrica tem seu eixo no meridiano 180, o que significa que o meridiano horizontal (180 graus) do olho não apresenta potência adicionada para astigmatismo e o meridiano vertical (90 graus) recebe -0,50 D adicional.
A receita indica “potência adicional” de +2,00 nos dois olhos para a correção de presbiopia, e inclui uma correção prismática de 0,5 dioptria prismática em cada olho. No olho direito, o prisma está na base inferior (BI); no olho esquerdo, está na base superior (BS).
Uma receita para óculos não é uma receita para lentes de contato
Receitas para óculos e lentes de contato não são a mesma coisa. Uma receita de óculos serve apenas para óculos. Ela não contém determinadas informações que são cruciais para uma receita de lentes de contato, que podem ser obtidas apenas durante uma consulta e prova para lentes de contato.
Além das informações em uma receita de óculos, uma receita para lentes de contato deve especificar a curva base (central) da superfície posterior das lentes de contato, o diâmetro da lente e o fabricante específico e nome da marca da lente.
A potência de uma prescrição de óculos é frequentemente modificada ao determinar a melhor potência para lentes de contato. Um motivo é que as lentes de óculos são usadas a uma distância (normalmente cerca de 12 milímetros) da superfície do olho, enquanto as lentes de contato são posicionadas diretamente na córnea do olho.
Uma prescrição precisa para lentes de contato pode ser emitida apenas depois de uma prova de lentes de contato e da avaliação, pelo oftalmologista, da resposta de seus olhos às lentes ou ao uso das lentes de contato em geral.
Página publicada em sexta-feira, 18 de outubro de 2019