Tipos de lentes de contato: saiba mais sobre materiais e usos
Lentes de contato são uma excelente opção para quase todas as pessoas que precisam de correção visual e não desejam usar óculos o tempo todo ou passar por cirurgia.
Estes são os fundamentos que você deve saber sobre lentes de contato antes de consultar seu oftalmologista (se você estiver interessado em usá-las).
Tipos de lentes de contato e seus materiais
A primeira escolha ao considerar lentes de contato é qual material é mais adequado para suas necessidades. Existem cinco tipos de lentes de contato, com base no tipo de material do qual são feitas:
Lentes de contato gelatinosas
Lentes de contato gelatinosas são feitas de um tipo de plástico que contém água na sua composição e tem o aspecto parecido com o de um gel, chamado hidrogel. Essas lentes são muito finas e flexíveis e se adaptam à superfície frontal do seu olho.
Lentes de silicone hidrogel
Lentes de silicone hidrogel são feitas de um tipo avançado de material de lentes gelatinosas (hidrogel + silicone) que permitem que o oxigênio atravesse a lente e alcance a superfície frontal do olho com mais facilidade. Lentes de contato de silicone hidrogel são atualmente o tipo mais popular de lentes de contato.
Lentes gás-permeáveis
Também chamadas de lentes GP ou RGP, lentes de contato gás-permeáveis são lentes rígidas que mantêm seu formato no olho, permitindo corrigir o astigmatismo.
Lentes gás-permeáveis são normalmente menores em diâmetro do que lentes gelatinosas e são feitas de materiais com alto nível de permeabilidade de oxigênio.
Geralmente, demora um tempo até que seus olhos se ajustem às lentes GP quando você começa a usá-las, mas após o período inicial de adaptação, a maioria das pessoas acha as lentes GP tão confortáveis quanto as lentes gelatinosas. Elas tem melhor qualidade visual.
Lentes de contato híbridas
Lentes de contato híbridas possuem uma zona central rígida e gás permeável, cercada por uma "saia" de material de hidrogel ou silicone hidrogel. Elas foram projetadas para fornecer o conforto de uso oferecido pelas lentes gelatinosas ou de silicone hidrogel, combinado com a óptica cristalina das lentes GP. Atualmente essas lentes não estão disponíveis no Brasil.
Lentes MMA
Lentes de contato MMA são lentes rígidas que se assemelham às lentes GP, mas são feitas de um material plástico sem permeabilidade de oxigênio (conhecidas como lentes acrílicas). Lentes PMMA eram comumente receitadas há muitos anos, mas foram substituídas por lentes gás-permeáveis.
Tempo de uso de lentes de contato
Existem duas categorias de lentes de contato com base no tempo de uso recomendado:
Lentes de contato de uso diário — Devem ser removidas toda noite antes de dormir e o número de horas de uso durante o dia pode variar.
Lentes de contato de uso estendido — Podem ser usadas durante a noite (por um número limitado de dias).
"Uso contínuo" é um termo usado ocasionalmente para descrever lentes de uso estendido usadas 24 horas por dia por até 30 dias consecutivos.
Vale ressaltar que embora alguns fabricantes recomendem essa forma de uso, não é seguro pelo risco de complicações.
Quando substituir suas lentes de contato
Mesmo com o cuidado adequado, lentes de contato (principalmente lentes gelatinosas) devem ser substituídas frequentemente para prevenir o acúmulo de depósitos na lente e a contaminação que aumentam o risco de infecções oculares.
Lentes gelatinosas possuem as classificações gerais abaixo, com base na frequência com que devem ser descartadas:
Lentes de descarte diário — Descarte após um único dia de uso
Lentes de troca programada — Descarte a cada duas semanas ou um mês
Lentes anuais — Descarte a cada ano
Lentes de contato gás-permeáveis são mais resistentes a depósitos e não precisam ser descartadas com a mesma frequência das lentes gelatinosas. Normalmente duram um ano, antes que precisem ser substituídas.
Modelos de lentes de contato
Lentes de contato gelatinosas (tanto lentes de hidrogel quanto silicone hidrogel) estão disponíveis em uma variedade de modelos, dependendo do objetivo proposto:
Lentes de contato esféricas apresentam a mesma capacidade de correção em toda a parte óptica da lente para miopia ou hipermetropia.
Lentes de contato tóricas gelatinosas possuem diferentes capacidades em diferentes meridianos da lente para corrigir o astigmatismo, além da miopia e hipermetropia.
Lentes de contato multifocais (incluindo lentes bifocais) contêm diferentes zonas de capacidade para a visão de perto e de longe para corrigir a presbiopia, além da miopia ou hipermetropia. Algumas lentes multifocais também podem corrigir o astigmatismo.
Lentes de contato cosméticas incluem lentes de contato coloridas projetadas para alterar ou intensificar a cor dos seus olhos. Teste de adaptação é necessário para lentes cosméticas ainda que você não tenha qualquer erro de refração que necessite de correção. Algumas dessas lentes podem ser personalizadas para olhos de difícil ajuste. Outros modelos de lentes também estão disponíveis — incluindo lentes fabricadas para uso em situações especiais, tais como correção para ceratocone.
Mais características das lentes de contato
Lentes bifocais para astigmatismo. Corrigem tanto a presbiopia quanto o astigmatismo, para que você não precise usar óculos após os 40 anos, mesmo que tenha astigmatismo.
Lentes para olhos secos. Seus olhos são desconfortavelmente secos? Algumas lentes de contato gelatinosas são feitas especialmente para reduzir o risco de sintomas de secura dos olhos relacionados ao uso de lentes de contato.
Lentes coloridas. Muitos tipos de lentes descritos acima também estão disponíveis em cores para que você possa realçar a cor natural de seus olhos — ou seja, fazer com que seus olhos verdes fiquem ainda mais verdes, por exemplo. Outras lentes coloridas podem mudar totalmente a cor de seus olhos, como de castanho para azul.
Lentes de efeitos especiais. Também chamadas de teatrais, originais ou para fantasia, lentes de efeitos especiais levam a coloração além para fazer com que você se pareça com um gato, um vampiro ou outro alter-ego de sua escolha.
Lente protética. Lentes de contato coloridas também podem ser usadas para fins médicos. Lentes gelatinosas opacas, chamadas de lentes protéticas, podem ser feitas sob medida para um olho que tenha sido desfigurado por lesão ou doença para ocultar a alteração e se igualar à aparência do outro olho não afetado.
Lentes com filtro de raios UV. Algumas lentes de contato gelatinosas ajudam a proteger seus olhos contra raios ultravioleta que podem causar cataratas e outros problemas nos olhos. No entanto, devido ao fato das lentes não cobrirem o olho inteiro, você ainda deve usar óculos escuros bloqueadores de UV ao ar livre para uma melhor proteção contra o sol.
Lentes esclerais. Lentes gás-permeáveis de grande diâmetro chamadas lentes esclerais são especialmente projetadas para tratar ceratocones avançados e outras irregularidades da córnea.
Lentes de contato adaptáveis à luz "Transitions Acuvue". O tipo mais novo de lentes de contato incorpora a tecnologia adaptável à luz "Transitions" (fotossensíveis) para ajudar as pessoas a se ajustarem à claridade e outras "luzes incômodas". Apresentada nos EUA e Canadá no início de 2019, a Acuvue Oasys com Transitions foi considerada uma das "Melhores Invenções de 2018" pela revista Time. Já disponível no Brasil também.
Lentes para controle de miopia. Lentes de contato especiais que estão sendo desenvolvidas para retardar ou parar a progressão da miopia em crianças.
Qual é a lente de contato com grau ideal para você?
Há diversos fatores que podem indicar qual lente de contato é ideal para você:
As lentes de contato devem corrigir o problema que motivou o seu uso. Suas lentes devem fornecer boa visão corrigindo sua miopia, hipermetropia, astigmatismo, ou alguma combinação desses problemas de visão.
As lentes devem se encaixar em seus olhos. Para fazer isso, há lentes disponíveis com diversas combinações de diâmetro e curvatura. Naturalmente, nem toda marca de lente terá o tamanho que você precisa.
Você pode ter uma necessidade especial que determinará a escolha de sua lente. Por exemplo, seu Oftalmologista pode recomendar um tipo específico de lente de contato caso seus olhos tendam a ser secos ou tenham alguma irregularidade da córnea, por exemplo.
Considere suas expectativas para optar pelo uso das lentes.
Consulte seu oftalmologista para determinar o melhor material e modelo de lente de contato para suas necessidades específicas.
Uso e cuidado com as lentes de contato
O cuidado com suas lentes de contato — limpeza, desinfecção e armazenamento — é simples, mas deve ser seguido à risca!
A maioria das pessoas precisa apenas de uma solução multiuso para limpar, desinfectar e armazenar com segurança suas lentes.
Pessoas com sensibilidade a conservantes presentes em soluções multiuso podem precisar de sistemas livres de conservantes, como o que contém peróxido de hidrogênio.
Seu Oftalmologista recomendará um sistema de cuidados com a lente. Certifique-se de seguir as instruções de cuidados atentamente.
Você também pode reavaliar o cuidado com as lentes usando lentes de descarte diário.
Problemas com a lente de contato
Se você sentir desconforto ou visão baixa ao usar lentes de contato, é grande a possibilidade de que um ajuste ou mudança de lente possa ajudar.
Atualmente, há muitas opções de lentes de contato disponíveis para oferecer conforto, boa visão e olhos saudáveis. Se seus olhos ou lentes estiverem desconfortáveis ou se você não estiver enxergando bem, remova suas lentes e consulte seu Oftalmologista imediatamente.
Comprando lentes de contato
O ideal é adquirir as suas lentes com o profissional que fez o seu teste de adaptação, pois isso garante a segurança de usar o que realmente é indicado para você.
Página publicada em quinta-feira, 10 de outubro de 2019