Cirurgia LASIK de frente de onda personalizada: Correção visual personalizada
Se você deseja ter a visão mais nítida possível após a correção a laser, um procedimento que você definitivamente deve considerar é a LASIK de frente de onda personalizada.
Aqui estão os principais fatos que você deve saber sobre esta avançada forma de cirurgia LASIK.
O que é a LASIK de frente de onda personalizada?
LASIK de frente de onda personalizada — também chamada de LASIK personalizado ou LASIK de frente de onda — adiciona maior grau de precisão e personalização à cirurgia de correção da visão LASIK usando a avançada tecnologia Wavefront (frente de onda) para avaliar as características únicas dos seus olhos.
A cirurgia LASIK convencional tenta recriar a correção da visão fornecida na sua prescrição de óculos. Mas as prescrições de óculos não são únicas — milhares, até milhões, de pessoas podem ter a mesma prescrição de óculos.
Devido às características únicas dos olhos de cada pessoa, que não podem ser medidas com a tecnologia convencional usada para determinar o erro de refração durante um exame oftalmológico, pessoas que tenham a mesma prescrição de óculos verão o mundo com diferentes graus de clareza, embora usando as mesmas lentes.
A LASIK personalizada usa informações muito mais detalhadas do que uma prescrição de óculos convencional para programar o excimer laser que remodela o seu olho durante o procedimento de correção da visão. A tecnologia de frente de onda usada para a LASIK personalizada torna o procedimento superior ao procedimento LASIK convencional de duas maneiras:
1. A LASIK de frente de onda personalizada é mais precisa.
Durante um exame oftalmológico de rotina, seu oftalmologista apresentará lentes diferentes na frente dos seus olhos enquanto você olha para um gráfico de olho e perguntará: "Qual lente faz as letras parecerem mais claras — lente 1 ou lente 2?" Às vezes, as lentes terão a mesma aparência e é difícil escolher qual delas torna o gráfico mais claro. Talvez uma lente intermediária entre as duas?
Cada "clique" no mostrador do instrumento usado pelo seu oftalmologista para determinar a sua prescrição representa a menor unidade de energia usada para fabricar um par de óculos convencional, que é a dioptria (D) de 0,25. É por isso que sua prescrição de óculos tem números como -1,25 D e -1,50 D, mas não 1,3 D.
Com a LASIK de frente de onda personalizada, a potência das lentes necessárias para corrigir sua visão é medida em unidades de 0,01 D. Em outras palavras, imagine que durante o exame oftalmológico, em vez de ter apenas "lente 1" e "lente 2" para escolher, você tivesse 24 lentes adicionais entre essas duas para escolher! Felizmente, a escolha da lente que corrige com mais precisão a sua visão para um procedimento LASIK personalizado é feita instantaneamente por um computador, em vez de você decidir.
Ao avaliar os erros de refração dos seus olhos em incrementos de 0,01 D (em vez de incrementos de 0,25 D, como em um exame oftalmológico de rotina), as medidas usadas para a LASIK de frente de onda personalizada são 25 vezes mais precisas do que as potências das lentes usadas em uma prescrição específica.
2. A LASIK de frente de onda personalizada é mais específica.
Quando seu oftalmologista determina a sua prescrição durante o exame oftalmológico, ele está avaliando a capacidade do olho de focalizar a luz como um todo unificado. Uma prescrição de uma lente é determinada para todo o olho.
As medições para a LASIK personalizada são coletadas de centenas de pontos de referência separados na superfície frontal do olho. Todos esses pontos de dados foram usados para criar um mapa detalhado do erro de refração e focar as imperfeições chamadas aberrações de ordem superior em toda a córnea. Esse mapa é usado para programar o excimer laser para oferecer uma correção visual personalizada de acordo com as suas necessidades específicas.
Tipos de LASIK personalizada
Há três tipos básicos de procedimentos LASIK personalizado:
1. LASIK guiada por frente de onda
Este procedimento usa medições detalhadas, geradas pela frente de onda, de como as ondas de luz viajam através dos olhos e caem sobre a retina, para criar um tratamento a laser totalmente personalizado para as necessidades de anatomia ocular e correção da visão. Além de corrigir a miopia, hipermetropia, e astigmatismo, a LASIK guiada por frente de onda reduz as aberrações irregulares de ordem superior que podem reduzir a clareza visual, mesmo após a correção de todos os principais erros de refração.
2. LASIK otimizada por frente de onda
Este procedimento usa medidas detalhadas da curvatura da superfície frontal do olho para preservar a forma asférica natural da córnea. Preservar a forma natural da córnea reduz o risco de um tipo específico de aberração de ordem superior, chamada aberração esférica, que pode ocorrer naturalmente no olho ou ser causada por outros tipos de procedimentos de correção da visão a laser. A aberração esférica geralmente causa halos ao redor das luzes e outros problemas de visão noturna.
3. LASIK guiada por topografia
Este procedimento usa medições detalhadas da superfície da córnea para programar o laser para solucionar problemas de visão causados por irregularidades da córnea (incluindo cicatrizes da córnea), além de erros de refração. A LASIK guiada por topografia não é um procedimento LASIK de frente de onda, mas fornece uma correção visual mais personalizada do que a LASIK convencional.
A LASIK personalizada é melhor do que a LASIK normal?
Geralmente sim.
Em um relatório publicado de um ensaio clínico multicêntrico de LASIK personalizada, a acuidade visual não corrigida (UCVA) aos 12 meses após a cirurgia foi de 20/20 ou superior em 92,7% dos olhos, 20/16 ou superior em 68,9% e 20/12,5 ou superior em 31,6%. Comparado com a melhor acuidade visual corrigida por óculos (BSCVA) dos pacientes antes do procedimento, a UCVA após a LASIK personalizada foi melhor em uma ou mais linhas em um gráfico de olho em 29,6% dos olhos e igual ou melhor que a BSCVA pré-operatória em 60,3%.
Mas muitos fatores devem ser considerados — incluindo a prescrição de óculos, a espessura da córnea, a satisfação atual com a visão com óculos, o quão crítico você é sobre a qualidade de sua acuidade visual, suas necessidades visuais e seu orçamento.
Durante o exame e a consulta pré-operatória, seu oftalmologista e/ou cirurgião LASIK podem informá-lo melhor sobre as suas necessidades específicas e se você provavelmente notará uma visão significativamente melhor com a LASIK personalizada em comparação com a LASIK normal.
Além disso, seu cirurgião poderá explicar qual tipo de tecnologia de LASIK personalizada ele prefere e os resultados visuais que os pacientes com erros de refração semelhantes ao seu obtiveram com essa tecnologia.
Quanto custa a LASIK personalizada?
É difícil indicar com precisão o custo da cirurgia LASIK e de outras cirurgias de correção da visão a laser, porque os preços podem variar significativamente em diferentes regiões e pelo local escolhido para realizar o procedimento.
Durante a sua consulta sobre a LASIK (veja abaixo), peça ao seu cirurgião detalhes sobre o custo de diferentes procedimentos e as opções de LASIK personalizada.
Mais perguntas? Agende uma consulta
Agora que você tem o básico sobre a LASIK personalizada, o próximo passo é descobrir se você é um bom candidato à cirurgia. Para uma resposta definitiva, agende um exame pré-operatório e uma consulta com um cirurgião oftalmologista experiente perto de você.
Depois que o seu oculista tiver a chance de examinar seus olhos e analisar os resultados de todas as medições realizadas nessa visita, ele poderá dizer com certeza se você é um bom candidato à correção da visão a laser e fornecer mais detalhes sobre o melhor procedimento para as suas necessidades e os custos envolvidos.
LEIA A SEGUINTE: Cirurgia ocular LASIK de femtossegundo sem lâmina
Página publicada em segunda-feira, 20 de julho de 2020