5 razões para fazer um exame oftalmológico
A importância dos exames oftalmológicos anuais vai muito além de apenas garantir que sua visão não esteja embaçada.
Aqui estão cinco razões pelas quais os exames oftalmológicos são importantes — e porque você deve fazer exames oftalmológicos anuais para proteger sua saúde e bem-estar.
1. Os exames oftalmológicos ajudam as crianças a ter sucesso na escola.
Você sabia que 80% do que se espera que as crianças aprendam dentro e fora da sala de aula requer uma boa visão? É verdade — e essa estatística, que existe há muito tempo, provavelmente deve ser revisada para cima devido à quantidade cada vez maior de tempo de tela a que as crianças estão expostas atualmente.
Um exame oftalmológico anual é a única maneira de garantir que seu filho esteja enxergando de forma clara e confortável para ter sucesso na sala de aula. É também a única maneira de saber com certeza se as crianças também estão enxergando da melhor forma possível para esportes e outras atividades.
2. A miopia está se tornando uma epidemia.
O número de crianças que estão desenvolvendo miopia está crescendo mais rápido do que nunca. E cada vez mais crianças estão desenvolvendo miopia muito cedo.
Por que isso é uma grande preocupação?
As crianças com visão míope muito cedo na vida tendem a experimentar uma piora e progressão da miopia que continua durante toda a infância - e isso as coloca em um risco significativamente maior de doenças oculares muito graves e potencialmente ameaçadoras à vista mais tarde na vida, incluindo cataratas, glaucoma e descolamento de retina.
Agendar exames oftalmológicos anuais é a melhor maneira de avaliar o risco de miopia do seu filho. Quando detectada precocemente, medidas de controle da miopia podem ser tomadas para retardar a sua progressão e reduzir o risco de problemas oculares graves de seu filho mais tarde na vida.
NÃO REALIZOU EXAMES OFTALMOLÓGICOS RECENTEMENTE? Agende um exame oftalmológico.
3. Triagens oftalmológicas não substituem um exame oftalmológico.
Muitas vezes, os pais são levados a acreditar que seus filhos estão se saindo perfeitamente bem porque passaram na triagem oftalmológica da escola. Ou os adultos acham que veem perfeitamente porque passaram no teste da placa de identificação de veículos na aula de direção.
Frequentemente, nenhuma dessas suposições estão corretas.
Triagens oftalmológicas são apenas isto: examinam indivíduos que têm problemas sérios (e geralmente bastante óbvios) de visão.
As triagens podem identificar problemas aparentes que uma pessoa pode ter com tarefas visuais específicas, como ver um quadro-negro claramente na sala de aula ou reconhecer sinais de trânsito e outros objetos atrás do volante.
Somente um exame oftalmológico completo de um médico oftalmologista pode garantir que sua visão seja a mais clara e confortável possível — e que você está livre de doenças oculares potencialmente graves que não apresentam sintomas precoces óbvios, incluindo glaucoma e até mesmo câncer de olho.
4. Glaucoma.
De todas as doenças oculares graves, o glaucoma é provavelmente a mais furtiva. Isso ocorre porque não há sintomas na maioria dos casos de glaucoma inicial — nada para alertá-lo de que algo está errado.
As pessoas que não realizam exames oftalmológicos de rotina e desenvolvem glaucoma normalmente só percebem isso depois de sofrerem perda permanente da visão em razão da doença. E nesse momento, controlar o glaucoma para evitar perda adicional de visão pode ser muito difícil.
Sem um controle bem-sucedido com tratamento médico e/ou cirurgia de glaucoma, a doença pode levar à cegueira.
A detecção precoce de pressão ocular alta e outros fatores de risco para glaucoma é possível apenas com exames oftalmológicos de rotina.
5. Exames oftalmológicos anuais podem detectar outros problemas graves de saúde.
Você sabia que muitas pessoas primeiro descobrem que têm problemas de saúde graves, como diabetes, pressão alta, colesterol alto e até câncer, a partir de — sim, é isso mesmo —um exame oftalmológico de rotina.
Nossos olhos são chamados "a janela da nossa alma". Acontece que eles também costumam ser uma janela muito eficaz para nossa saúde geral.
Durante um exame oftalmológico abrangente, seu médico oftalmologista pode observar e avaliar a saúde e a condição dos vasos sanguíneos da retina, que são um bom indicador da saúde dos vasos sanguíneos em todo o corpo. Condições como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia são visíveis por alterações na aparência do suprimento sanguíneo da retina e dos vasos sanguíneos.
Exames oftalmológicos anuais são especialmente importantes para qualquer pessoa com diabetes ou que possa estar em risco de contrair a doença (devido à obesidade, histórico familiar ou outros motivos).
Mais de 4 milhões de pessoas no Reino Unido com diabetes e outras 7 milhões com pré-diabetes correm risco de desenvolver doenças oculares diabéticas, a principal causa de cegueira entre os adultos. Nos estágios iniciais, a doença ocular diabética não apresenta sintomas visíveis; somente um exame oftalmológico completo pode detectar sinais da doença e, portanto, o tratamento pode começar em breve, para evitar a perda da visão.
Além disso, a pesquisa está avançando para o desenvolvimento de um exame oftalmológico para identificar seu risco de doença de Alzheimer, que em breve poderá ser realizado durante um exame oftalmológico abrangente.
Não adie - agende um exame oftalmológico hoje
Mesmo que você tenha uma visão perfeita, um exame oftalmológico anual pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer para proteger sua saúde e bem-estar.
Não hesite , procure um médico oftalmologista e verifique seus olhos.
Veja também: O que esperar de um exame de vista.
Página publicada em quarta-feira, 16 de outubro de 2019