Óculos para crianças: 10 dicas para comprar óculos infantis
Se você, pai ou mãe, está procurando os óculos certos para o seu filho, provavelmente sabe que entrar em uma ótica pode não ser tão fácil.
Não faltam armações de óculos para crianças. O problema é descobrir quais óculos seu filho vai curtir usar e se eles vão durar mais tempo do que a volta para casa.
Aqui estão 10 dicas na hora da compra para ajudar a escolher os óculos que seu filho vai gostar e que serão bacanas e duráveis.
1. Qual a espessura das lentes?
A prescrição dos óculos é sempre a principal consideração na escolha dos óculos. Antes de procurar as armações, consulte o oftalmologista sobre as lentes do seu filho.
Se a prescrição exigir lentes fortes com maior chance de serem grossas, evite armações grandes que aumentam a espessura das lentes. Além disso, as lentes menores têm menor tendência a aberrações (distorcem as imagens) próximas à borda da lente do que as lentes grandes de mesmo material e prescrição, e portanto, haverá menor risco de visão periférica embaçada ou distorcida.
2. Escolha um estilo moderno e atraente
A maioria das crianças fica insegura ao usar óculos pela primeira vez. Portanto, escolha armações que tenham um estilo moderno, atraente e até lúdico. Se seu filho já é capaz de opinar, é válido fazê-lo participar, considerando seu gosto, o que anima também seu uso. Além disso, recursos como lentes fotocromáticas, que escurecem automaticamente à luz do sol, ao ar livre, podem motivar mais ainda seu filho a usar os óculos.
3. Plástico ou metal?
As armações infantis são feitas de plástico ou metal e muitas têm estilos que imitam intencionalmente armações de óculos unissex projetadas para adultos. As crianças geralmente tem atração por esses estilos porque parecem mais adultas. É comum as crianças escolherem óculos que se parecem com aqueles usados pelos irmãos mais velhos ou pelos pais.
Antigamente, as armações de plástico eram uma escolha melhor porque eram consideradas mais duráveis, menos propensas a serem dobradas ou quebradas, mais leves e mais baratas. Contudo, atualmente, os fabricantes produzem armações de metal que também incorporam esses recursos. A composição do metal também varia. Portanto, pergunte ao oftalmologista qual é a melhor armação para o seu filho, com base na experiência com diferentes ligas de metal.
Escolha armações feitas de materiais hipoalergênicos se o seu filho tem sensibilidade a determinadas substâncias e materiais. Por exemplo, algumas pessoas são alérgicas a armações metálicas que contêm níquel.
4. Ajuste adequado da ponte
Uma das partes mais difíceis da escolha de armações adequadas para crianças pequenas é que o nariz não está totalmente desenvolvido, e, portanto, elas não têm uma ponte nasal adequada para impedir que as armações plásticas deslizem para baixo. As armações de metal, no entanto, geralmente são feitas com protetores de nariz ajustáveis, para que se encaixem na ponte.
Muitos fabricantes reconhecem essa dificuldade das armações plásticas e produzem pontes para serem ajustadas no pequeno nariz.
Cada armação deve ser avaliada individualmente para garantir que ela se encaixe na ponte. Se houver algum espaço entre a ponte da armação e a ponte do nariz, o peso das lentes fará com que os óculos deslizem, não importa o quão bem a armação pareça estar encaixada antes que as lentes sejam feitas.
É importante que os óculos fiquem bem posicionados; caso contrário, as crianças tendem a olhar por cima das lentes em vez de empurrar os óculos de volta para onde devem estar. Um oftalmologista é o melhor profissional para determinar se a armação se adaptou corretamente.
5. O estilo certo da haste
As hastes que envolvem toda a parte de trás da orelha ajudam a impedir que os óculos deslizem para baixo ou caiam completamente do rosto da criança.
Essas hastes, chamadas "hastes de cabo", geralmente estão disponíveis em armações de metal e são especialmente úteis para manter os óculos nas crianças pequenas. Outra opção para bebês e crianças pequenas é a armação com uma cinta elástica que circunda a cabeça.
6. Dobradiças de mola
Uma boa opção são as armações com hastes com dobradiças de mola. Isso permite que as hastes se flexionem para fora, afastando-se das armações, sem causar danos.
As crianças nem sempre são cuidadosas ao colocar e tirar os óculos, e as dobradiças de mola podem ajudar a evitar a necessidade de ajustes frequentes e reparos dispendiosos. Também são úteis se a criança adormecer com os óculos ou caso tenha um dia agitado em suas brincadeiras.
As dobradiças de mola também são muito recomendadas para crianças pequenas, que às vezes se empolgam brincando com seus novos óculos.
7. Material da lente
Depois que você e seu filho (a) concordarem com as armações de que ambos gostaram, a próxima consideração serão as lentes.
As lentes infantis devem ser feitas de policarbonato ou Trivex. Esses materiais são significativamente mais resistentes ao impacto do que outros materiais de lente para maior segurança.
Essas lentes também são significativamente mais leves que as lentes de plástico comuns (acrilico), o que torna os óculos mais confortáveis, especialmente nas prescrições de alto grau.
As lentes de policarbonato e Trivex possuem proteção integrada contra raios ultravioleta (UV) potencialmente prejudiciais, e são revestidas pelo fabricante ou pelo laboratório para serem resistentes a arranhões.
O preço das lentes de policarbonato geralmente é comparável ao custo das lentes de plástico comuns com revestimento UV e resistente a arranhões. Assim, com o policarbonato há essa margem extra de segurança para proteger os olhos. As lentes Trivex podem custar um pouco mais do que as lentes de policarbonato.
Evite escolher lentes de vidro para óculos infantis. Embora sejam muito resistentes a arranhões, as lentes de vidro são muito pesadas e podem quebrar com relativa facilidade (em comparação com as lentes de policarbonato ou Trivex).
8. Óculos esportivos
O policarbonato é um material tão seguro que você pode ficar tentado a deixar seu filho praticar esportes com seus óculos comuns.
Mas a desvantagem é que, embora o policarbonato seja o material usado para os óculos esportivos, as armações comuns não oferecem proteção suficiente contra objetos grandes, como bolas e cotoveladas.
Portanto, se seu filho participar de esportes, os óculos esportivos adequados com lentes de policarbonato fornecerão melhor proteção contra lesões oculares.
Para uma proteção ideal, os óculos esportivos devem ser ajustados corretamente. Portanto, consulte um oftalmologista antes de comprá-los. As aberturas das lentes devem ser grandes o suficiente para que, se os óculos forem empurrados em direção ao rosto, os pontos de impacto estejam acima e abaixo dos olhos para evitar lesões oculares.
9. Garantias
Verifique se suas lentes têm garantia caso fiquem muito arranhadas devido ao desgaste normal. Além de causar brilho e visão embaçada, arranhões na superfície podem comprometer a resistência ao impacto das lentes dos óculos, colocando em risco os olhos do seu filho.
10. Compre um "segundo par de óculos"
Como as crianças podem não ser tão cuidadosas com os óculos, é uma boa ideia comprar um segundo par, especialmente se a prescrição for de alto grau e seu filho não puder ficar sem os óculos. Pode haver descontos ao se adquirir um segundo par.
Em alguns casos, os óculos esportivos podem ser usados como um par sobressalente. Ou, se a prescrição do seu filho não tiver mudado significativamente, mantenha os óculos anteriores em um local seguro para usá-lo como reposição.
Se o seu filho usa óculos em tempo integral, lentes fotocromoáticas ou óculos de sol com grau também devem diminuir o brilho, aumentar o conforto visual e fornecer 100% de proteção contra os raios UV nocivos .
LEIA A SEGUINTE: Problemas de aprendizagem relacionados à visão: Eles estão atrapalhando seu filho?
Página publicada em sexta-feira, 24 de julho de 2020